Ao todo, cerca de 2 mil pessoas serão beneficiadas em Goiás e Minas Gerais

Goianésia – A Anglo American finalizou a seleção dos novos projetos aprovados via Edital Social. Ao todo, 17 iniciativas foram selecionadas (11 no Minas-Rio, produção de minério de ferro da companhia em Minas Gerais, e seis nas operações de Níquel, em Goiás). Abertas à participação popular, as ações serão executadas até o fim de 2022, visando beneficiar cerca de 2 mil pessoas. Os investimentos nessa nova etapa do edital somam cerca de R$ 930 mil. Entre 2018 e 2021, cerca de R$ 1,8 milhão foram investidos pela Anglo American, via Editais de Projetos Sociais, nas comunidades que acolhem seus empreendimentos.

Com isso, os municípios que acolhem as operações da companhia em Minas Gerais e Goiás receberão atividades voltadas para áreas como educação, geração de renda, esportes, meio ambiente, inclusão social e qualidade de vida. Segundo Daniel Tito Guimarães, gerente de Performance Institucional da Anglo American, os Editais de Projetos Sociais são uma importante ferramenta para apoiar pessoas e instituições das comunidades na elaboração e execução de projetos próprios.

“Visamos sempre sustentabilidade, inclusão, desenvolvimento dos territórios, e, de maneira geral, geração de benefícios, oportunidades, emprego e renda para a população local”, observa. Ainda de acordo com ele, os investimentos estão atrelados ao propósito da empresa de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.


Conheça os projetos aprovados em Goiás:


• Barro Alto

— Projeto Águia: tem o objetivo de desenvolver o exercício da cidadania e inclusão social, por meio da prática paradesportiva do basquete em cadeira de rodas para pessoas com deficiência física do município de Barro Alto e distritos vizinhos.

— Projeto Banda de Percussão Batuqueira: tem como objetivo dar continuidade ao processo de inclusão social e de desenvolvimento de práticas interdisciplinares e de promoção ao exercício de cidadania para crianças e jovens de Barro Alto, por intermédio de aulas de músicas com instrumentos de percussão e violão.

— Projeto Camerata de Violões: visa promover o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio do ensino musical, atendimento pedagógico e psicossocial.

— Projeto Livros em Ação: tem por objetivo tornar a literatura uma potente ferramenta para a melhoria do desenvolvimento individual escolar de cada criança, mediante a equipagem de uma biblioteca e de acervos de livros da Escola Municipal Rodrigo Aparecido do distrito de Souzalândia, e capacitação dos professores para o desenvolvimento de atividades lúdicas.


• Niquelândia

— Projeto Pequenos Detalhes, Grande Diferença - Um Olhar Especial para a APAE: qualificar e ampliar o atendimento aos usuários com deficiência intelectual e múltipla da APAE de Niquelândia, por meio da equipagem e melhoria dos espaços para ampliação, manutenção e estimulação das capacidades funcionais e cognitivas dos assistidos.

— Projeto Entrelaçadas: prevê a construção de um espaço para produção de peças de costura e a capacitação em técnicas de costura, com vistas ao fortalecimento de mulheres que são mães/responsáveis solo, visando geração de renda e empreendedorismo.