Jornal norte-americano “The Washington Post” publicou artigo sobre evento

Goianésia - As Cavalhadas de Pirenópolis conquistaram as manchetes internacionais nesta semana, sendo destacadas em uma matéria publicada pelo jornal norte-americano “The Washington Post”. Assinada pelo renomado fotógrafo brasileiro Eraldo Peres, a reportagem detalha a rica história dessa tradicional celebração brasileira, remontando ao século XIX.

A matéria ressalta que a tradição das Cavalhadas teve início por volta de 1800, idealizada por um padre português que desejava homenagear o Espírito Santo e celebrar a vitória dos cavaleiros cristãos ibéricos sobre os mouros. Em Pirenópolis, cidade com 25.000 habitantes localizada a 150 quilômetros de Brasília, a procissão do Imperador do Divino Espírito Santo marca o início das festividades, com a participação ativa da população local.

O ponto alto das Cavalhadas é a emocionante reconstituição ao ar livre de uma batalha entre guerreiros cristãos e muçulmanos, culminando na simbólica conversão dos mouros derrotados ao catolicismo. Desde 1826, as Cavalhadas são realizadas anualmente em Pirenópolis, sendo reconhecidas como Patrimônio Imaterial Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além da cobertura do “The Washington Post”, outros veículos renomados como Yahoo! News, ABC News e Reflector também repercutiram o artigo, evidenciando a importância cultural e histórica das Cavalhadas não apenas no Brasil, mas também internacionalmente.