O público-alvo são as crianças de 10 a 14 anos.

Goianésia - A dengue tem sido uma preocupação constante em todo o Brasil, afetando inúmeras pessoas e representando um sério risco à saúde pública. Os sintomas, que variam de febre alta a dores pelo corpo e atrás dos olhos, podem progredir rapidamente, levando até mesmo à morte em casos mais graves.

Diante dessa realidade preocupante, é essencial um esforço conjunto da sociedade e do poder público para combater a doença. Isso inclui a erradicação dos focos do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, e a disponibilização de meios de proteção eficazes para todos.

Em Goianésia, o governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou uma importante campanha de vacinação contra a dengue. O público-alvo são as crianças de 10 a 14 anos, uma faixa etária que foi escolhida estrategicamente devido ao maior número de internações nessa faixa.

A coordenadora de vigilância epidemiológica do município, Juliana Amador, ressalta a importância da vacinação, destacando que a aplicação começou no dia 15 de abril e continuará até o dia 28 do mesmo mês, ou até que as doses se esgotem. “É uma oportunidade crucial para proteger as crianças contra essa doença grave” detalhou.

A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz, reforça a importância de mais esse aliado no combate à doença. “Essa faixa etária foi escolhida em decorrência de identificarmos onde há o maior número de internações. Então, aos responsáveis, levem seus filhos para as unidades de saúde para que eles possam se imunizar e proteger dessa doença que pode levar ao óbito em alguns casos”, destacou Alda Maria.

Locais e horários de vacinação em Goianésia:

O horário é das 7h às 17h30, sem intervalo para almoço, nas unidades Dr. Arturo Bermudez (centro), Pedro Miguel (Nova Aurora), Maria Piedade (Vera Cruz) e Valdelícia de Sousa Amorim (bairro Amigo). É necessário levar cartão do SUS ou CPF, documento de identificação e a caderneta de vacinação da criança ou adolescente.

Além disso, é importante destacar que os laboratórios públicos do Brasil, como a Fiocruz e Bio-Manguinhos, estão trabalhando em conjunto com o fornecedor da vacina para aumentar a produção e, assim, ampliar a oferta do imunizante para outras faixas etárias no futuro.

Em suma, dedicar apenas 10 minutos por semana para proteger a família e os vizinhos da dengue é uma medida essencial. Cuidar do lar significa também cuidar da saúde de todos.