Ex-prefeito revisitou seus anos de gestão e compartilhou sua visão para o futuro

Goianésia – A RVC FM promove nesta semana uma série de entrevistas com os ex-prefeitos de Goianésia. Nesta segunda (26/06), o convidado foi o ex-prefeito Dr.Hélio de Sousa. "Para mim é gratificante comemorar os 70 anos da cidade de Goianésia. Eu fico feliz porque aqui eu me realizei profissionalmente e enxergado como representante público através de disputas eleitorais. Eu estou feliz porque Goianésia completa 70 anos e eu estou completando 50 anos de Goianésia: eu cheguei aqui em julho de 1973, quando, juntamente com o doutor José Barbosa e o doutor José Dias Rezende, nós fundamos o Hospital São José", relembra.

Sousa conta que foi eleito pela primeira vez em 1988, sendo que na época sequer tinha filiação política antes do pleito. "Deus quis que eu fosse vitorioso. Essa é uma vitória que a gente tem que compartilhar com todos aqueles que foram muito importantes, o meu vice-prefeito, Antônio Lopes da Silva Antônio, na segunda oportunidade como prefeito, meu vice, Alcione Micos, e os vereadores, independente de estarem ou não na minha minha chapa, que foram muito importantes porque me ajudaram a administrar Goianésia junto com meu vice-prefeito", conta. "Então eu tenho muito a comemorar, estou muito feliz de ver que a cidade que eu tive alguma contribuição é hoje uma das cidades mais importantes do Estado".

O ex-prefeito conta que um dos grandes desafios iniciais foi a nova responsabilidade em relação à saúde e à educação impostas pela recém-promulgada Constituição de 1988. "Nós enfrentamos o primeiro desafio de fazer escolas. Não haviam escolas municipais em Goianésia, eram apenas pré-escolas, disseminadas principalmente na zona rural", relata.

Foram 15 escolas construídas durante aquela gestão, na época em que a maioria da população ainda vivia na zona rural. Foi também durante a gestão de Hélio que criada a Facilg: Faculdade de Ciências e Letras de Goianésia, que anos depois se tornaria a Universidade Estadual de Goiás no município. Ainda devido às mudanças da Constituição, coube à gestão estrutrutar a saúde na cidade, principalmente acerca do Hospital Municipal de Goianésia. Além disso, foram construídos 14 postos de saúde.

"Administrar, para cada um, tem seu tempo e suas oportunidades. Eu busquei, dentro da minha realidade, dar uma resposta naquilo que precisava ser feito e, dentro do possível eu vejo que eu pude corresponder", conclui.

Perspectiva para o futuro

Dr. Hélio avalia que acredita que o que foi feito e implementado no passado deve seguir sendo aprimorado para atender a demanda, como a valorização da segurança pública, do setor agroindustrial, na educação, e assim por diante. "Eu acho que temos que continuar com o que está certo, corrigir o que estiver errado e fazer o que está faltando. Eu vejo que é assim que deve ser", resume.

Nesta terça (27/06), o convidado será o ex-prefeito Gilberto Naves.