Governador lembrou fala do presidente Lula em encontro.

Goianésia - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), teve um encontro com o presidente de Israel, Isaac Herzog, na manhã desta terça-feira (19/3), em Jerusalém. Durante a reunião, foram discutidos temas relacionados aos impactos do conflito entre Israel e o Hamas, bem como iniciativas para promover o diálogo e a paz. Em destaque, Caiado expressou um pedido de desculpas em nome do Brasil pela declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou a guerra ao Holocausto. Além disso, Caiado estendeu um convite caloroso aos israelenses para visitarem o estado de Goiás, destacando que serão sempre bem-vindos.

Agenda em Israel

Além do encontro com o presidente de Israel, está programada uma reunião com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e uma visita ao Ministério das Relações Exteriores. A missão a Israel conta também com a participação do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), e do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB).

Missão e Contexto Diplomático

Os governadores foram inicialmente convidados pela comunidade brasileira em Israel para a visita. Este convite resultou em uma série de reuniões com autoridades israelenses. No entanto, governadores de outros estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, recusaram o convite para a viagem.

Contexto Diplomático Brasil-Israel

As relações diplomáticas entre Brasil e Israel têm enfrentado tensões após a declaração polêmica de Lula em fevereiro, comparando o conflito em Gaza ao Holocausto. Em resposta, o governo israelense declarou Lula como persona non grata até que ele se desculpe. O episódio gerou críticas do governo israelense ao posicionamento brasileiro sobre o conflito, mantendo uma situação delicada nas relações bilaterais.