os setores de indústria, agropecuária e serviços impulsionaram o avanço, refletindo diretamente na geração de emprego e renda.

Goianésia - O Estado de Goiás registrou um crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) de 4,4% em 2023, ultrapassando a média nacional. Com um total de R$ 336,7 bilhões no período, os setores de indústria, agropecuária e serviços impulsionaram o avanço, refletindo diretamente na geração de emprego e renda. Este índice superou o registrado para o Brasil, que foi de 2,9% no mesmo período, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As informações foram apresentadas pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) nesta quarta-feira (27/3), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. Caiado destacou a perspectiva de Goiás adotar os parâmetros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em relação à evolução do PIB nominal, Goiás se destaca com a maior participação nacional, totalizando 337 bilhões. Os dados, provenientes do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), referem-se ao período de 2010 a 2023, demonstrando um aumento de 2,7% para 3,10%.

"Com isso, pretendemos estabelecer metas mais ambiciosas para proporcionar condições diferenciadas ao Estado. Um desafio constante é a educação, especialmente em relação ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), onde o Brasil frequentemente está nas últimas posições", afirmou o governador Ronaldo Caiado. Ele também destacou a parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para a capacitação de jovens no mercado de trabalho.