Nos últimos anos, Goiás tornou-se polo de desenvolvimento da produção mineral e é o terceiro maior produtor nacional

Goianésia – Entre 27 a 29 de junho de 2023, Goiânia recebe a 2ª Brasmin (Feira da Indústria da Mineração) no Centro de Convenções da PUC Goiás, reunindo empresas atuantes na cadeia produtiva da mineração que vão apresentar produtos, serviços, equipamentos, tecnologias e inovações do setor, que representou 22,5 % do PIB brasileiro em 2021 ou US$ 145 bilhões.
 
A feira ocorre junto com o 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração, que vai lidar com grandes temas sobre a atividade. “A Brasmin é uma oportunidade de levar aos novos centros o que acontece de mais moderno no setor em termos de tecnologia, métodos produtivos e tendências. Também uma excelente oportunidade para líderes, gestores e sociedade debaterem seus objetivos e necessidades”, avalia Luís Mauricio Azevedo, presidente do Conselho da ABPM.
 
Este ano, a Brasmin vai reunir empresários, investidores, fornecedores e o meio acadêmico ligados ao setor em torno do debate de uma parte muito importante do universo da mineração brasileira que poucos brasileiros conhecem: as peculiaridades e necessidades das médias e pequenas empresas de mineração.
 
Organizado pela revista Brasil Mineral, o 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração terá nove painéis temáticos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento.
 
No dia 27/06 será apresentado O Novo Cenário Regulatório da Mineração, o Mercado Consumidor de Minerais Industriais e o Programa Goiano de Crédito de Carbono. Em 28/06, temas como Minerais Críticos e Transição Energética; os Novos Mecanismos de Financiamento; Atração de Investimentos na Mineração e o ESG; e Transição Energética na Formação de Profissionais de Mineração. No dia 29/06, os temas Transformação da Agricultura pelos Remineralizadores, a Evolução do Garimpo para Empresa de Mineração e os Planos Estaduais de Mineração.
 
“No Brasil, temos o registro de 7.321 empresas que atuaram na produção mineral em 2022. Desse total, 1.198 são de médio porte, 2.272 são de pequeno porte e 3.779 são microempresas. Discutir as peculiaridades e os desafios dessas empresas, que empregam milhares de pessoas, suprem a indústria e são de grande importância para a vida das pessoas é o propósito do encontro que trazemos para Goiânia, este ano”, observa o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas de Goiás e do Distrito Federal (SIEEG-DF), Luiz Antônio Vessani.
 
Os eventos são realizados pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), em parceria com o Sindicato das Indústrias Extrativas de Goiás e do Distrito Federal (SIEEG-DF), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Proma Feira e Brasil Mineral, com apoio da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB).