Evento ocorre entre os dias 16 e 24 de junho

Goianésia – Pirenópolis recebe entre os dias 16 e 24 de junho o Festival Guardiões da Arte com mais de 50 atrações musicais e ações socioambientais apresentadas em diferentes pontos da cidade: no Cine Pireneus, bares, restaurantes, cafés, cervejarias e pousadas. A entrada é franca para todas as atrações do Cine Pireneus. Dentre os artistas que integram a programação musical, estão a Banda Phoenix, Darwinson, Débora di Sá, Tonzêra, Nila Branco, André Mols (TNY), Cláudia Vieira, Fred Praxedes, Bororó Felipe, Ricardo de Pina, Euterpe e Victor Batista, dentre outros. Em sua primeira edição, o Festival Guardiões da Arte presta homenagem ao artista plástico pirenopolino Claudimar Pereira, cujas obras estampam a identidade visual e os cenários do festival.

As apresentações artísticas ocorrerão nos dias 16, 17, 22, 23 e 24. No dia 16, o show das Uh! Lalas, com a DJ Pri Loyola e a cantora Grace Carvalho, a partir das 20h, no Zazá Café, abrilhantará o lançamento das ecobags (sacolas reutilizáveis), que a partir de então poderão ser encontradas no comércio local como uma alternativa às sacolas plásticas. “A meta é que não só o comércio, mas a população pirenopolina e os entes públicos abracem a causa”, diz o coordenador geral do evento, Dante Ventura.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um braço forte do festival, que além da programação artístico cultural, traz ações que visam a preservação da natureza e a conscientização da população. Neste sentido, desde o dia 1º de junho, tem proporcionado palestras com o tema “A problemática do lixo” nos locais parceiros do evento, sob a coordenação do Instituto Guardiã do Ser em parceria com a CataPiri e o PiriRecicla /Coepi.

As palestras têm como público-alvo principal os empresários e funcionários de estabelecimentos comerciais e abordam, sobretudo, a situação da coleta seletiva no município, trazendo aspectos fundamentais, tais como o que fazer para aderir à coleta e como separar corretamente o lixo.

“Essa ação é muito relevante justamente por envolver os empresários. Como os empreendimentos geram um volume grande de resíduos, é imprescindível que eles façam parte disso para que consigamos alavancar a coleta seletiva em Pirenópolis”, comentou uma das palestrantes e coordenadora do PiriRecicla, Jasmim Madueño. Vale dizer que a Escola Estadual Comendador Joaquim Alves também recebeu a palestra, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Serviço

Festival Guardiões da Arte
Data: 16, 17, 22, 23 e 24 de junho
Local: Cine Pireneus, bares, pousadas e restaurantes de Pirenópolis
Veja a programação completa pelo Instagram: @guardiadoser