Evento acontece entre os dias 21 e 29 de julho na vila de São Jorge

Goianésia – Evento que celebra as tradições populares de Goiás e de todo País, a 23ª edição do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros será realizada entre os dias 21 a 29 de julho, na Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Realizada pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, a programação é totalmente gratuita e aberta ao público. Também em julho acontece a Aldeia Multiétnica, entre os dias 7 e 14.

Tradicionalmente realizado na segunda quinzena de julho, o evento em sua totalidade reúne uma gama de comunidades tradicionais para aprendizados, troca de experiências e conversas, além de shows, vivências, feiras e ensinamentos. Também celebra a história e a cultura do norte de Goiás e faz ponte com outras manifestações culturais brasileiras.

“O trabalho une diferentes culturas tradicionais com as quais trabalhamos não apenas durante o evento, mas todos os meses do ano. O resultado é o fortalecimento de manifestações populares que beneficiam diretamente as comunidades de São Jorge e seu entorno”, destaca Juliano George Basso, idealizador e coordenador do Encontro de Culturas e presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge.

Patrimônio Imaterial

Salvaguardar as tradições, saberes e as paisagens apresentadas no Encontro de Culturas é um dos motes do projeto de lei que pretende tornar o evento Patrimônio Imaterial de Goiás, apresentado pelo deputado Coronel Adailton em junho de 2022. A ação foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Goiás. Depois, foi aprovado nas duas votações do Plenário. Agora, o projeto espera a sanção do governador Ronaldo Caiado.

“O evento reúne e levanta bandeiras fortes, como a diversidade, a agenda ecológica e a preservação das culturas tradicionais e populares, cujas manifestações são patrimônios imateriais", destaca Juliano George Basso, idealizador e coordenador do Encontro de Culturas e presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. O Encontro de Culturas movimenta a economia e a cena sociocultural da Chapada dos Veadeiros, além de atrair um turismo consciente para Goiás.

Basso afirma que uma das atenções do projeto é, também, de salvaguardar as comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros que participam desde o início do projeto, a exemplo da Caçada da Rainha de Colinas do Sul, as festas e folias de São João d’Aliança com seus grupos de catira, as festas tradicionais, rezas e ladainhas das comunidades do Sítio Histórico Kalunga e o Congo de Niquelândia.

Aldeia Multiétnica

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros sempre é dividido em duas etapas, portanto a Casa de Cultura Cavaleiro Jorge promove entre os dias 7 e 14 de julho a Aldeia Multiétnica, que reúne povos indígenas de diferentes regiões do Brasil para uma imersão em suas culturas.

Uma vivência no coração do Brasil com cantos, danças, rezas, comidas, pinturas tradicionais, ritos e mitos que aproximam os participantes da cosmologia - maneiras de viver e entender o mundo - dos povos indígenas. A experiência é única no Brasil, um grande encontro multiétnico de partilha de conhecimentos entre os povos indígenas e também uma oportunidade de não-indígenas conhecerem de perto as culturas desses povos.

Cada dia uma etnia realiza uma festa tradicional. As celebrações começam no amanhecer e vão até o início do próximo dia, quando o comando da Aldeia passa para outro povo.

Uma programação que preenche os dias, tardes e noites com apresentações culturais, rodas de conversa e palestras, mas também com tempo livre para conversas ao pé da fogueira, reflexões, descanso nas redes e banhos de rio. A Aldeia Multiétnica é feita de encontros.

Para realizar a vivência, é possível fazer a inscrição em diversos pacotes de participação disponíveis aqui.