Evento é realizado com apoio do Governo de Goiás

Goianésia – Após intervalo de 17 anos, as Cavalhadas retornam à antiga Vila de Santa Luzia, trazendo consigo um legado cultural e histórico de grande importância para a região. A festividade será realizada no ginásio de esportes de Luziânia, no próximo sábado (03/06), às 15h. A entrada é gratuita.

A história das Cavalhadas em Luziânia foi registrada por viajantes como o botânico e naturalista francês August Saint Hilaire, que no início do século XIX, testemunhou a realização da Festa do Divino e da Cavalhada na cidade.

Com a retomada da festa popular, a Luziânia volta a fazer parte do Circuito de Cavalhadas do Governo de Goiás. iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Goiás Social, prefeituras e organizadores dos festejos nos municípios. O objetivo é preservar e celebrar essa importante tradição cultural, que faz parte da identidade histórica do estado.

Circuito 2023

Em 2023, o Circuito das Cavalhadas reúne 15 municípios: Santa Cruz de Goiás, Pirenópolis, Luziânia, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina), Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás, além de Niquelândia e Silvânia que também receberão investimentos e ações para se prepararem para o circuito do ano que vem.

Neste ano foram transferidos R$ 3 milhões em recursos estaduais para contribuir com a realização das festas. A verba foi utilizada na aquisição de indumentária para os cavaleiros, acessórios dos festejos, entre outros custeios.