Foram investidos cerca de R$ 260 mil na realização da Semana Santa no município.

Goianésia - A centenária Procissão do Fogaréu, que ocorre há 279 anos na cidade de Goiás, atraiu cerca de 20 mil pessoas na madrugada desta quinta-feira (28/3). O evento religioso contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, que acompanharam a celebração ao lado de fiéis, turistas e moradores da antiga capital.

 "É emocionante testemunhar essa tradição, uma das mais emblemáticas do país", enfatizou o governador. "É parte essencial de nossa cultura e história, algo que tive a oportunidade de vivenciar desde a infância. Valorizamos e ressaltamos sempre o respeito às nossas tradições no cenário nacional", acrescentou Caiado. Carregando uma tocha, ele participou de todo o percurso da encenação da caçada e prisão de Jesus Cristo.

Neste ano, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), investiu R$ 260 mil na realização da Semana Santa na Cidade de Goiás pelo Programa Goyazes, com o patrocínio do grupo Equatorial Energia. O montante foi destinado para cobrir despesas como limpeza, figurino, decoração, equipe de produção, acessibilidade e serviços de reparos e manutenção da fanfarra.

A Procissão do Fogaréu, que remonta a 1745 na antiga capital do estado, é uma manifestação cultural introduzida pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola. A encenação retrata a prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos, representados por 40 farricocos, que percorrem descalços as ruas de pedra da cidade, trajando vestes longas de cores vivas, chapéus pontiagudos e segurando tochas. O evento é marcado por intensa emoção entre os espectadores. Em 2023, a festividade foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado.

 

Uma importante novidade nesta edição da Semana Santa na cidade de Goiás é a acessibilidade. Com os recursos investidos pelo Governo de Goiás, intérpretes de libras foram contratados para as cerimônias, além da criação de áreas reservadas próximas aos palcos das celebrações e atrações, destinadas ao acesso de pessoas idosas, com deficiência, gestantes e lactantes.