O Ministério Público de Goiás (MP-GO) informou que pretende recorrer da decisão.

Goianésia - A médica Lorena Duarte Rosique foi absolvida da acusação relacionada à morte da paciente Arminda Lopes de Aguiar. A sentença destacou que a mulher faleceu após passar por três procedimentos estéticos – lipoescultura, abdominoplastia e mastopexia com prótese de mama – realizados pela profissional.

O juiz Luciano Borges da Silva justificou a absolvição com base na falta de certeza quanto à negligência por parte da acusada e na impossibilidade legal de presumir que sua conduta foi negligente ou que seu atendimento foi inadequado.

Em nota, o advogado Vinícius Neves, responsável pela defesa de Lorena Duarte Rosique, expressou condolências pelo falecimento da paciente e ressaltou que a Justiça reconheceu a ausência de conduta imprudente ou erro de diagnóstico. O Ministério Público de Goiás (MP-GO) informou que pretende recorrer da decisão.

Arminda faleceu em janeiro de 2022 devido a complicações de um tromboembolismo pulmonar, conforme apontado pelo laudo de exame cadavérico. Na sentença emitida em 22 de março deste ano, o magistrado baseou-se no laudo da Polícia Técnico-Científica e no parecer da Junta Médica do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás para absolver a médica.

O laudo da Polícia Técnico-Científica indicou que não há elementos nos autos que comprovem eventual negligência por parte da acusada, nem mesmo suposto erro médico, uma vez que os sintomas apresentados pela vítima não são exclusivos de quadros de tromboembolismo pulmonar.

O parecer da Junta Médica do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás concluiu que não há elementos que permitam identificar conformidades ou desconformidades das condutas médicas da acusada e que o quadro apresentado pela vítima, de tromboembolismo pulmonar, embora raro, é previsto em pós-operatórios de cirurgias como as que a vítima foi submetida.