Boniek Gontijo Vaz é coordenador do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas

Goianésia – O professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG), Boniek Gontijo Vaz, recebeu em nome do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (Lacem-IQ-UFG) o prêmio Inventor Petrobras 2023. De acordo com o docente, "trata-se de um prêmio importante que retrata o reconhecimento da UFG no desenvolvimento de inovação no setor. O prêmio é resultado do depósito de três patentes pelo grupo da UFG".

A primeira patente, intitulada "Método para determinação da curva de distribuição de acidez de petróleos a partir da composição molecular do óleo bruto", oferece uma abordagem revolucionária para determinar a curva de distribuição de acidez em petróleos, utilizando a composição molecular como base. Esse avanço fornece informações cruciais sobre a acidez do petróleo e contribui para o desenvolvimento de estratégias eficientes de refino.

A segunda patente, intitulada "Método para detecção de hidrocarbonetos aromáticos e/ou diamatóides utilizando Espectrometria de massas de ressonância ciclotrônica de íons com transformação de Fourier acoplada com a fonte de fotoionização a pressão atmosférica (APPI FT-ICR MS)", oferece um método altamente sensível e preciso para detectar hidrocarbonetos aromáticos e/ou diamatóides. Essa técnica, utilizando espectrometria de massas de ultra-alta resolução, permite análises mais detalhadas desses compostos, que são vitais para inferência de muitos aspectos importantes de acumulações de petróleos.

A terceira patente, intitulada "Método de avaliação da evolução térmica de óleos brutos de diferentes origens por espectrometria de massas de ultra-alta resolução", apresenta um método pioneiro para avaliar a evolução térmica de óleos brutos de diversas origens, por meio de espectrometria de massas de ultra-alta resolução. Essa técnica permite uma caracterização precisa da alteração dos óleos brutos sob diferentes condições térmicas, oferecendo informações valiosas para a compreensão dos processos de maturação e formação de hidrocarbonetos.

"Esse prêmio reforça a importância da parceria entre universidade e empresa para impulsionar a geração de inovação no país. A UFG e o Grupo Lacem estão desempenhando um papel fundamental no avanço tecnológico da indústria petrolífera, desenvolvendo soluções inovadoras que terão impactos significativos no setor e na sociedade como um todo. Essas conquistas ressaltam o potencial do Brasil em se destacar como um centro de excelência em pesquisa e inovação na área de energia", enfatiza Boniek.