Capacitação foi iniciada na cidade no dia 25 de julho

Goianésia – O Centro Avançado de Diagnóstico da Mama (Cora) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Rede Ebserh, iniciou, no dia 25 de julho, o treinamento de profissionais da Atenção Básica de Saúde da cidade de Itaberaí para a realização de exames físicos da mama em mulheres que residem no município. O treinamento integra o projeto “Intervenção por meio de Treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde Baseado em Evidências de Rastreamento em Exame Físico da Mama”, intitulado como Projeto Itaberaí.

O projeto prevê a divisão dos profissionais da Atenção Básica de Saúde em dois grupos que, ao final, os resultados serão comparados entre si. Tanto os Agentes Comunitários de Saúde quanto os médicos e enfermeiros das Equipes de Saúde da Família serão acompanhados por especialistas do Cora.

O câncer de mama é a neoplasia de maior incidência e de maior mortalidade na população feminina, sendo considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. As taxas de tumores diagnosticados em estágio avançado é bastante alta: saltou para 63% após a pandemia de covid-19, somente no Estado de Goiás, sendo que o aceitável seria entre 15 a 20% dos diagnósticos.