Prazo oficial começa dia 1º de maio

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está emitindo importantes orientações para os produtores rurais de Goiás, especialmente relacionadas aos prazos e às novas regras para a declaração de rebanho e vacinação contra a raiva de herbívoros.

Prazos Estabelecidos:

O prazo oficial da primeira etapa de declaração obrigatória de todo o rebanho existente nas propriedades rurais goianas e de vacinação contra a raiva de herbívoros no estado começa em 1º de maio. O calendário, tanto de declaração quanto de imunização, está previsto na Portaria nº 182 da Agrodefesa, datada de 10 de abril de 2024.

Detalhes dos Prazos:

No período de 1º de maio a 15 de junho deste ano, os pecuaristas devem imunizar animais de todas as idades de espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar, asinina), caprina e ovina nos municípios considerados de alto risco para a raiva em Goiás.

O prazo para a declaração de rebanho nos 246 municípios goianos e de comprovação da vacinação antirrábica será de 60 dias, ou seja, de 1º de maio a 30 de junho.

Novidades para Este Ano:

Uma novidade deste ano é que o produtor terá que informar, de forma detalhada, o mês de nascimento de todos os bovinos e bubalinos que, na data da declaração, tenham entre zero e 12 meses de idade.

Por causa dessa medida, que pode suscitar dúvidas no momento do preenchimento, os produtores que possuem até 50 cabeças de animais poderão fazer o lançamento das informações no Sidago de forma presencial nas Unidades Operacionais Locais (UOLs) da Agrodefesa.

Atenção do Produtor:

As equipes da Agência estarão disponíveis para receber o pecuarista e auxiliá-lo no lançamento dos dados no sistema. Não serão aceitas informações enviadas à Agência ou unidades via e-mail, fax ou Correios.

Cadastro e Atualização de Dados:

Todos os dados devem ser cadastrados e atualizados no sistema, e estarem compatíveis com a quantidade que o pecuarista possui na propriedade. Com essas informações, a Agrodefesa tem condições de monitorar os rebanhos, realizar ações pontuais e ainda promover respostas rápidas caso seja notificado algum foco de doença.

Etapas da Vacinação:

A vacinação contra a raiva de herbívoros é realizada em duas etapas em Goiás, sendo a primeira de 1º de maio a 15 de junho, e a segunda de 1º de novembro a 15 de dezembro. O prazo passou a ser de 45 dias, a partir da segunda etapa de 2023, a pedido do setor produtivo rural. A Agrodefesa atendeu a demanda, com o intuito de proporcionar tempo hábil de imunização de todo o rebanho nos municípios de alto risco para a doença.

Para mais informações, acesse goias.gov.br/agrodefesa ou procure o escritório local da Agrodefesa.