Levantamento é do Instituto Teotônio Vilela

 

Goianésia – Durante seus três mandatos como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou um total de 1 ano e meio no exterior, conforme levantamento do Instituto Teotônio Vilela. Sua mais recente viagem à Colômbia, concluída na última quarta-feira (17), somou 545 dias de viagens presidenciais internacionais.

Na atual gestão, Lula já acumulou 74 dias em viagens internacionais, o que significa que, em 15 meses de governo, o presidente passou 2 meses e 14 dias fora do Brasil. No entanto, esse número ainda está distante do recorde anual de Lula, que foi de 92 dias no exterior em 2009. Vale ressaltar que Lula é o único presidente a ter um terceiro mandato.

Os dados revelam que o presidente petista realizou 246 viagens internacionais desde que assumiu o cargo pela primeira vez, em 2003. Esse total inclui as viagens nos dois mandatos de 2003 a 2010 e na atual gestão, até 17 de abril de 2024.

A pesquisa faz parte da iniciativa Farol da Oposição, liderada pelo PSDB, que visa fornecer dados do governo federal aos políticos tucanos.

Comparando as agendas externas dos cinco presidentes da República que o país teve nos últimos 30 anos – Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula, Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) –, constata-se que, juntos, eles passaram um total de 1.166 dias fora do país. Desses, 46,7% correspondem às viagens realizadas por Lula, o que representa quase todo o período somado dos demais presidentes.