Por volta do dia 18 de junho, será feita uma nova avaliação para determinar os próximos passos

Goianésia - A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu do Ministério da Saúde 61 mil doses de vacinas contra a dengue, na terça-feira, 30. A estratégia de distribuição dos imunizantes e a ampliação da faixa etária no Estado, nesta segunda remessa, foram divulgadas nesta quinta-feira, 2.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, destacou que foi estabelecido um pacto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO) para adotar a faixa etária de 6 a 16 anos para a imunização, alinhando-se às recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o público prioritário.

"Aqui no Estado de Goiás, a partir desta segunda remessa, estaremos trabalhando com o público de 6 a 16 anos para a vacina de primeira dose. Isso significa que pretendemos imunizar o maior número possível de adolescentes. Por volta do dia 18 de junho, faremos uma nova avaliação para determinar os próximos passos", explicou Flúvia Amorim.

A superintendente também fez um balanço dos últimos meses de campanha de vacinação contra a dengue no Estado, informando que, das cerca de 158.800 doses recebidas na primeira remessa, mais de 157 mil já foram utilizadas até terça-feira, 30. "Restam pouco mais de 1.200, 1.300 doses que ainda estão disponíveis nas salas de vacinação. Amanhã teremos o número exato de doses utilizadas e restantes", acrescentou.

Neste contexto, Flúvia Amorim comemorou a medida de ampliar a vacinação para uma faixa etária maior, de 4 a 59 anos, considerando o prazo de validade das doses. "Entendemos como muito positiva a estratégia adotada para minimizar o desperdício de doses", ressaltou.