Os medalhistas da instituição competiram com mais de 150 mil estudantes de todo o país.

Goianésia - Estudantes da escola Luiz César de Siqueira Melo, localizada em Goianésia, foram reconhecidos durante uma cerimônia especial realizada em Goiânia nesta semana, por iniciativa do deputado estadual Mauro Rubem, que homenageou os vencedores da renomada Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

O evento contou com a presença do deputado, que ressaltou a importância dessa iniciativa para o fomento da educação. "Com esta homenagem, estamos fortalecendo os laços com a juventude. Pretendemos destinar uma emenda parlamentar impositiva para aproximar ainda mais essa iniciativa dos jovens, pois é somente por meio do conhecimento e da ciência que podemos contribuir para o progresso do Brasil", afirmou o deputado.

A ONC é promovida por instituições de ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade Federal de Goiás (UFG), que em 2023 registrou mais de 103 mil inscritos e premiou 215 estudantes.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro, presente no evento, destacou a necessidade de iniciativas como essa. "Esta gestão implementou um programa de olimpíadas científicas, e a ONC é a principal delas. É fundamental para a universidade ter programas como este, que abrem as portas da UFG e ultrapassam os limites de nosso campus, alcançando nossos futuros alunos", ressaltou.

A diretora da escola Luiz César de Siqueira Melo, Sirley Ferreira Carneiro, enfatizou a relevância desse momento na vida dos estudantes. "É crucial continuarmos esse trabalho de alta qualidade que oferecemos aos nossos alunos, investindo na educação e auxiliando na formação de cidadãos exemplares".

Durante a preparação para as olimpíadas, os alunos recebem todo o apoio educacional necessário para se destacarem na competição. "Realizamos aulões onde os estudantes podem sanar dúvidas por meio de diversos conteúdos, com um planejamento que vai além dos horários normais de aulas. Nossos alunos estão conosco desde o jardim de infância, e é motivo de grande orgulho ver essa premiação", detalhou Silrley Ferreira Carneiro.

Os medalhistas da instituição competiram com mais de 150 mil alunos de todo o país. O objetivo da competição é estimular o interesse pelo estudo das diversas áreas da ciência, como biologia, química, física, astronomia e história.