Chuvas intensas e ventania aumentam o risco de interrupções e acidentes; população deve seguir orientações da Equatorial Goiás

Goianésia - Os próximos dias em Goiás devem ser marcados por chuvas intensas, ventania e possibilidade de granizo, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Goianésia está entre os 185 municípios com maior risco de serem atingidos por essas condições climáticas adversas.

Durante esse período, é fundamental redobrar os cuidados com a rede elétrica, principalmente nos primeiros temporais após o período de seca, quando aumenta a chance de interrupções momentâneas de energia.

A executiva de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Suzane Caires, reforça as principais recomendações para evitar acidentes: “Evite utilizar o celular quando houver muita incidência de raios. Se o aparelho descarregar, conecte-o à tomada e, assim que a recarga concluir, desconecte-o. Jamais use o equipamento enquanto estiver carregando. Revisite as instalações elétricas da sua residência e, em caso de alagamentos causados pelas fortes chuvas, evite utilizar tomadas baixas, desconecte todos os equipamentos, desligue o disjuntor principal e, se a água continuar subindo próximo ao medidor, acione imediatamente a Equatorial Goiás.”

Com o aumento da ventania, o risco de queda de árvores, galhos e objetos sobre a rede elétrica também cresce. Somente em 2024, a concessionária já registrou mais de 32 mil ocorrências relacionadas a vegetação em contato com os cabos de energia.

Em caso de falta de energia, a população deve registrar o problema exclusivamente pelos canais oficiais da Equatorial Goiás e nunca tentar resolver por conta própria, para garantir a segurança de todos.