Cerimônia marca o início da gestão de 2025-2028, com promessas de mudanças e avanços para o município.

Goianésia - Na manhã desta quinta-feira, 12 de dezembro, foi realizada a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos — prefeitos, vice-prefeitos e vereadores — da 74ª Zona Eleitoral, que abrange Goianésia, Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino e Vila Propício.

O prefeito eleito de Goianésia para o mandato 2025-2028, Renato de Castro (UB), fez questão de destacar do momento e os próximos passos para o município: “É simbólico, mas é emocionante receber esse diploma que é o que dá o direito de administrar Goianésia por mais quatro anos. Muito trabalho, muito empenho, aquilo que eu sempre fiz pela minha cidade. Eu amo Goianésia e quero ver Goianésia crescendo, e com ela a população também”, afirmou.

Diversas autoridades políticas e militares marcaram presença no Fórum da Comarca de Goianésia para acompanhar a cerimônia de diplomação. A primeira vice-prefeita eleita de Goianésia, Luciana Naves (UB), destacou as principais pautas da próxima gestão: “É uma grande honra ser a primeira mulher vice-prefeita da cidade. Queremos focar principalmente em projetos voltados para a mulher, como o programa de proteção à mulher que discutimos durante a campanha, para ajudá-la com casa, capacitação, segurança e saúde. Também vamos focar muito na questão da saúde, que nossa cidade tanto precisa.”

No legislativo, muitos vereadores foram reeleitos. Salete Carrilho, uma das quatro mulheres que ocuparão uma cadeira na Câmara Municipal na próxima gestão, falou sobre a relevância desse momento: “É um momento muito especial na minha vida. Agradeço a cada um que votou em mim e confiou em mim para representá-los e buscar melhorias para nossa cidade.”

O sargento Ariovaldo, vereador reeleito pelo PL, detalhou suas principais pautas, como o trânsito e os direitos dos animais: “Estou feliz com a diplomação e, a partir de 1º de janeiro, estarei pronto para trabalhar. Virão mais 4 anos de batalhas em defesa da comunidade. Acredito que a questão dos animais abandonados é algo que precisamos continuar defendendo junto ao novo gestor.”

Entre os 15 vereadores eleitos, Taiza Andrade representa uma das renovações. Atuante na área da mulher, família e direitos humanos, ela destacou a experiência adquirida e afirmou que aplicará esses ensinamentos em seus projetos legislativos: “Trabalhando na Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, conheci projetos incríveis e me apaixonei. Estou muito animada para defender as pessoas idosas, as pessoas com deficiência física, atuar na área da inclusão social e trabalhar com mulheres vítimas de agressão, além dos agressores, que também precisam ser tratados para reintegração à sociedade.”

O vereador reeleito e mais votado de Goianésia, Professor Hiago, cotado para ser o presidente da Câmara Municipal no próximo biênio, ressaltou a importância da participação jovem nas eleições de 2024: “Com certeza, educação, saúde e juventude serão minhas pautas. Nossa população tem crescido e, no próximo pleito, acredito que vamos aumentar duas cadeiras na Câmara. O objetivo é representar a geração jovem que está chegando, pois quando o jovem se sente representado, ele se engaja na política.”

Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2025, iniciando o novo ciclo político para Goianésia.