Sentença foi dada após alegação de abuso de poder político e econômico durante as eleições municipais

Goianésia - Em uma decisão da juíza Maria Umbelino Zorzetti, a chapa do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), foi cassada. Além disso, a juíza declarou a inelegibilidade de Mabel e do governador Ronaldo Caiado (UB) por oito anos. A sentença foi proferida após um pedido formalizado pelo candidato derrotado à Prefeitura de Goiânia, Fred Rodrigues (PL), que alegou abuso de poder político e autoridade. O principal argumento do pedido foi a realização de dois jantares promovidos por Caiado em outubro, considerados pela juíza como "uso indevido da máquina pública".

Em nota à imprensa, Caiado afirmou que não cometeu ilegalidades e que seguirá com sua pré-candidatura à presidência, buscando reverter a decisão. "Tenho uma certeza absoluta: jamais desonrei o voto goiano. Continuarei a minha vida sempre trilhando aquilo que aprendi: coerência, coragem, determinação e capacidade de governar", declarou. O governador também agradeceu ao povo goiano pela aprovação de 84,3% em sua gestão e reafirmou que continuará trabalhando com seu vice, Daniel Vilela, até a entrega do governo em março de 2026.

A decisão ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até que todos os recursos sejam julgados, Sandro Mabel poderá tomar posse e exercer o cargo de prefeito de Goiânia normalmente.