Medida do prefeito eleito Sandro Mabel visa aumentar capacidade de atendimento

Goianésia - A partir da próxima segunda-feira (02/12), Goiânia contará com um aumento significativo na oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para enfrentar a alta demanda por cuidados especializados. O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou que, além dos 20 leitos já disponibilizados pelo Hospital Ruy Azeredo, outros 6 leitos foram viabilizados pelo Hospital das Clínicas (HC) e 10 pela Santa Casa de Misericórdia.

Mabel informou que os pacientes já podem ser encaminhados ao Hospital das Clínicas e, a partir de segunda-feira, o Hospital Ruy Azeredo disponibilizará 10 novas vagas, enquanto a Santa Casa também ampliará a oferta com mais 10 leitos. As 10 vagas restantes estarão disponíveis a partir do dia 9 de dezembro. "Ainda não assumi a prefeitura, mas senti a necessidade de agir rapidamente para garantir que as pessoas tivessem o atendimento necessário", afirmou Mabel.

Além do aumento de leitos, o prefeito eleito destacou a criação de um grupo responsável por monitorar e definir ações para melhorar a assistência à saúde na cidade. Entre as medidas adotadas, está a implementação das chamadas "salas vermelhas" nos Centros de Atendimento Integrado (CAIs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Essas salas são projetadas para oferecer atendimento imediato e eficiente aos pacientes que chegam com quadros graves, o que pode evitar o agravamento da condição e, consequentemente, a necessidade de internação em UTI. "Se esses pacientes receberem o atendimento adequado desde o início, as chances de recuperação aumentam", explicou.

As ações estão sendo realizadas em parceria com o Governo de Goiás, a Prefeitura de Goiânia e hospitais parceiros. "Estamos aumentando a oferta de medicamentos, organizando a escala de médicos e, principalmente, trabalhando para que as pessoas não morram por falta de atendimento. Estamos fazendo uma grande força-tarefa para resolver a crise na saúde da nossa cidade", enfatizou Mabel.