Matéria é de autoria do deputado Cairo Salim

Goianésia - Os deputados estaduais de Goiás derrubaram o veto do governador Ronaldo Caiado (UB) ao projeto de lei que estabelece o "Dia Estadual de Conscientização contra o Aborto". Na votação secreta realizada na última terça-feira (7), 23 votos foram a favor da derrubada, com uma abstenção e dois contrários. O projeto agora retorna ao governador, que tem 48 horas para publicá-lo no Diário Oficial.

Proposto pelo deputado estadual Cairo Salim (PSD), o projeto visa promover a conscientização sobre os riscos e impactos do aborto na saúde física e mental de mulheres e meninas. Segundo a proposta, a Secretaria de Saúde Estadual será responsável por divulgar em suas redes sociais, site e em todas as unidades de saúde pública do estado informações sobre a data e as consequências do aborto para mulheres, parceiros e famílias.

A justificativa do projeto destaca a necessidade de promover o conhecimento científico sobre o tema, destacando que o debate deve transcender posições ideológicas e priorizar a saúde das mulheres.

Cairo Salim ressalta a relevância de promover o debate e fornecer informações sobre os riscos do aborto para as mulheres. No Brasil, o aborto é considerado crime, com exceções para casos de estupro e risco de morte para a mulher. Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a interrupção da gravidez em casos de anencefalia.