O montante total em questão alcança a cifra de 4.96 bilhões de reais

Goianésia - O senador Jorge Kajuru (PSB/GO) apresentou, nesta semana, duas solicitações formais para o redirecionamento de parte dos recursos do fundo eleitoral e das emendas de comissão vetadas, com o propósito de auxiliar as vítimas do estado do Rio Grande do Sul. Os ofícios foram encaminhados ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e ao presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG).

De acordo com o senador, o montante total em questão alcança a cifra de 4.96 bilhões de reais, representando um aumento significativo de 145% em relação aos gastos na eleição municipal de 2020, os quais totalizaram 2.034 bilhões de reais. Em suas palavras, ao abdicar de metade do fundo eleitoral, os partidos ainda teriam acesso a mais de 70% do valor utilizado há quatro anos. "A meu ver, ninguém poderia dizer que não foi eleito por falta de recursos", argumenta Kajuru.

Além disso, o senador ressaltou a oportunidade para o Congresso Nacional contribuir com o enfrentamento da tragédia que assola o estado do Rio Grande do Sul, destinando parte dos recursos das emendas parlamentares para essa finalidade.