A entrada é gratuita, e a visitação pode ser feita durante o horário de funcionamento da Assembleia Legislativa

Goianésia- A relação diplomática e comercial entre Goiás e a China ganha destaque durante o mês de abril na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), com a exposição fotográfica “Hebei e Goiás: 25 anos de amizade”. A mostra, que permanece em cartaz até o dia 17 de abril, celebra o fortalecimento dos laços entre o estado brasileiro e a província chinesa, uma das mais influentes no setor do agronegócio.

Instalada no hall principal da Alego, a exposição reúne dezenas de painéis que retratam aspectos culturais, econômicos e geográficos da província de Hebei, localizada no norte da China e considerada a sexta mais populosa do país. A região mantém fortes semelhanças com Goiás, especialmente pela sua expressiva atuação no agronegócio. A abertura oficial da mostra contou com a presença de autoridades goianas, representantes do Governo de Goiás, da Assembleia Legislativa e da Embaixada da República Popular da China no Brasil.

A ministra conselheira da embaixada, Shao Yingjun, participou da solenidade ao lado do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, que destacou a importância da cooperação entre os dois territórios.“Essa parceria de 25 anos representa muito mais do que relações comerciais. É uma construção sólida baseada na troca de experiências, no respeito mútuo e na valorização das nossas culturas”, afirmou o presidente da Casa.

Promovida pela Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer da Assembleia, em parceria com o Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, a exposição conta com uma programação paralela de atividades culturais e interativas. Entre as atrações estão apresentações de Tai Chi Chuan e Nunchaco, além de sessões de terapias tradicionais chinesas, como a massagem tuiná.

Outro destaque da programação é a participação do artista plástico, arquiteto e professor da Escola Politécnica da PUC Goiás, Tai Hsuan-An, que fará demonstrações ao vivo de pintura e caligrafia chinesa. As ações contam com o apoio do Instituto Confúcio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Federação Chinesa, reforçando o intercâmbio cultural e educacional entre os países.

A entrada é gratuita, e a visitação pode ser feita durante o horário de funcionamento da Assembleia Legislativa. No dia 16 de abril, às 8h10, Tai Hsuan-An também ministra uma palestra sobre curiosidades da cultura chinesa, abordando temas como o horóscopo e o calendário tradicional.