
Goianésia - O Governo Federal divulgou o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2025, e o ano promete movimentar setores como turismo, lazer e comércio devido a quatro feriadões, enquanto outros quatro feriados coincidem com finais de semana. Para muitos trabalhadores, como a goianesiense Adriana Souza, os feriados são uma oportunidade de lazer: “É um período para os trabalhadores descansarem, e um bom momento para reunir a família. Eu acho muito bom essa quantidade de feriados.”
Entre as datas que devem impulsionar a economia está o primeiro grande feriadão do ano, em abril. A combinação da Sexta-feira Santa (18) com o Dia de Tiradentes (21), uma segunda-feira, oferece aos trabalhadores quatro dias consecutivos de folga. Outros feriados também caem em quintas-feiras, como o Dia do Trabalhador (1º de maio), o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), permitindo que o descanso seja prolongado dependendo da adesão das empresas ao ponto facultativo. No entanto, para os empreendedores goianesienses, como Ana Paula Costa, os feriados podem significar quedas nas vendas: "Eu sou empreendedora, então quanto mais feriados, menos a gente trabalha. Para descansar é muito bom, mas para o comércio, não é tão bom assim."
Com a publicação do calendário, tanto empresas quanto trabalhadores já podem começar a planejar estratégias para equilibrar lazer e produtividade ao longo do ano. Segundo Márcio Andrade, vice-presidente do Fecomércio em Goiás, a economia brasileira terá em 2025 uma chance de alavancar atividades econômicas, mas também exigirá uma gestão eficiente para evitar prejuízos em setores essenciais, como o comércio: “Os feriados em excesso são prejudiciais aos comércios, até mesmo para as empresas que trabalham durante o feriado, pois o funcionário que trabalha no feriado deverá receber mais.”
Além dos feriados nacionais, estados e municípios também poderão instituir feriados locais, como o Carnaval e Corpus Christi, que são considerados pontos facultativos no âmbito federal.