Redução nas tarifas traz alívio para consumidores e exige consumo consciente

 

 Goianésia - Os consumidores de energia elétrica não terão custo extra nas contas de luz, que seguirão em bandeira verde no mês de janeiro. A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com a Agência, a medida ocorre devido à permanência das condições favoráveis de geração de energia no país, com a chegada do período chuvoso e a elevação dos níveis dos reservatórios.

E quem comemora essa redução no valor da tarifa são os consumidores goianesienses. Luzia Rosa, por exemplo, conta que este mês teve um gasto elevado com alimentação, e a conta de energia mais barata será um alívio. "Esse mês, o gasto com comida foi muito alto, então vai ser um alívio a conta de luz vir mais barata. Vai ajudar a equilibrar o orçamento", comenta.

O engenheiro eletricista Jovanilson Freitas explica os principais fatores que permitem o aumento na geração das usinas hidrelétricas, tornando a energia mais barata. "O aumento da geração de energia nas hidrelétricas ocorre principalmente com a chegada do período de chuvas, que eleva o nível dos reservatórios. Isso permite que a produção de energia seja mais barata, já que não há necessidade de acionar usinas térmicas, que são mais caras", explica.

Apesar dessa boa notícia, é necessário manter hábitos de consumo consciente e evitar desperdícios. A Aneel orienta que, mesmo com a bandeira verde, é importante adotar medidas como desligar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, aproveitar a luz natural durante o dia, substituir lâmpadas tradicionais por modelos de LED e utilizar eletrodomésticos de forma consciente, evitando o uso simultâneo de muitos aparelhos. Essas práticas ajudam a reduzir o impacto no orçamento e a garantir o uso responsável dos recursos energéticos.