
Goianésia - A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa criado para beneficiar consumidores de baixa renda, oferecendo descontos significativos na conta de energia elétrica, com o objetivo de reduzir o custo da eletricidade para aqueles que mais precisam. Os descontos podem chegar a até 100%, dependendo do consumo mensal. A adesão ao programa está aberta para os moradores de Goianésia e região, que podem contar com um alívio nas despesas mensais.
Sobre o funcionamento do benefício, Ivan Corrêa, executivo da Equatorial Goiás, explica: "A Tarifa Social é uma importante medida de inclusão social, que visa garantir um custo mais acessível para as famílias de baixa renda. A adesão ao programa pode ser feita diretamente pelas famílias, e o desconto será concedido conforme o perfil de consumo da residência."
O programa é exclusivo para consumidores residenciais e abrange aqueles com consumo mensal de até 220 kWh. Os benefícios são graduais, com descontos que variam conforme o consumo, e podem beneficiar especialmente famílias que enfrentam dificuldades financeiras. Além disso, o programa é estendido a famílias com renda mensal de até três salários mínimos, que tenham pessoas com deficiência, cujos tratamentos exijam o uso de aparelhos que consomem energia elétrica. "O programa também se aplica a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC)", completa Ivan Corrêa.
Leandro Borges, morador de Goianésia, já está reunindo a documentação necessária para solicitar o desconto. Ele, que tem familiares que recebem o BPC, acredita que a iniciativa será uma grande ajuda para sua família: "Esse desconto vai fazer toda a diferença no nosso orçamento. Estamos com as contas muito apertadas, e essa medida vai aliviar muito os gastos no fim do mês. A energia elétrica é uma despesa alta, então qualquer economia é bem-vinda."
Para as famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único, o programa oferece condições diferenciadas. Para consumo de até 50 kWh por mês, a conta de energia tem 100% de desconto. Já para consumo entre 51 kWh e 100 kWh mensais, o desconto é de 40%. Para famílias com consumo entre 101 kWh e 220 kWh, o abatimento é de 10%. Contudo, para aqueles que ultrapassam 220 kWh, não há desconto.
A adesão ao programa é simples e pode ser feita diretamente nas distribuidoras de energia, que têm se empenhado em orientar a população sobre os requisitos para solicitar o benefício. Com a adesão, muitos moradores de Goianésia e região poderão ter um alívio financeiro significativo e garantir o acesso à energia elétrica a um custo mais acessível.