Objetivo principal da iniciativa é promover e valorizar a produção local.

Goianésia - O governador Ronaldo Caiado formalizou, nesta semana, a assinatura do Projeto de Lei que estabelece a Política Estadual de Combustíveis de Goiás, um marco significativo para o setor energético do estado.

O objetivo principal desta iniciativa é promover e valorizar a produção local de biocombustíveis, impulsionando a indústria estadual, agregando valor à produção agrícola e estimulando o crescimento econômico regional.

"Acredito na ciência, no investimento, no talento, na inovação e na tecnologia", afirmou Caiado, ressaltando que o texto será encaminhado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para apreciação o mais brevemente possível.

Objetivos e Diretrizes do Projeto

A nova política visa:

Incentivar o consumo de combustíveis sustentáveis;

Fomentar a produção local de biocombustíveis;

Valorizar recursos energéticos renováveis;

Estimular a aquisição e utilização de veículos elétricos e híbridos, bem como promover a instalação de pontos de recargas para eles;

Aumentar a competitividade goiana no mercado nacional;

Reduzir a produção dos gases de efeito estufa.

"Acreditem e invistam em Goiás", declarou Caiado durante a cerimônia de assinatura, que contou com a presença da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, e empresários do setor no Palácio das Esmeraldas.

Outras Iniciativas em Destaque

Além da criação da Política Estadual de Combustíveis, outras ações importantes foram anunciadas:

Expansão do benefício fiscal do etanol hidratado de milho para o etanol proveniente de qualquer matéria-prima, através de projeto de lei;

Decreto que amplia o benefício fiscal do etanol anidro;

Legislação que estimula o abastecimento da frota pública estadual com etanol.

Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional

Ao promover a produção e consumo de biocombustíveis, Goiás adota práticas sustentáveis que reduzem emissões de gases de efeito estufa (GEE), impulsionam o desenvolvimento regional e estimulam a economia.

O presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol de Goiás (Sifaeg), André Rocha, afirmou que a ação do governador marca "a retomada do setor de bioenergia do estado", reconhecendo os esforços da gestão atual em prol dos investidores.

Ambiente Favorável a Investimentos

"Não há estado melhor para se investir no país do que Goiás", enfatizou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, destacando o apoio do governo à indústria local.

"Goiás está de portas abertas. Vivemos um momento de muito otimismo, crescimento e prosperidade", acrescentou o vice-governador Daniel Vilela.

Representantes de quatro usinas sucroenergéticas do estado estiveram presentes no encontro, destacando o papel fundamental de Goiás na produção nacional de cana-de-açúcar, etanol e bioeletricidade.

Investimentos e Infraestrutura

Entre as medidas do governo para apoiar o setor, destaca-se a recuperação da malha viária, como a obra de pavimentação da GO-487, executada em parceria com a Usina Caçu de Açúcar e Álcool.

As empresas também podem contar com o programa Pró-Goiás, que oferece crédito outorgado e redução do percentual para o pagamento do Fundo de Proteção Social do Estado (Protege).