Propriedade é referência em gestão e manejo produtivo no Tocantins

Goianésia – A Fazenda Bandeirantes, do Grupo Otávio Lage, foi uma das propriedades escolhidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), para receber a segunda edição do projeto “Rota da Pecuária Tecnologia da Bovinocultura Tocantinense”. “É uma satisfação enorme receber essa iniciativa tão importante para a difusão do conhecimento das tecnologias na bovinocultura de corte. A nossa fazenda é referência em produção de genética Nelore no país, através da marca Nelore OL e temos muito a mostrar”, destaca o gerente de Pecuária do Grupo Otávio Lage, Leonardo Rios.

Localizada em Araguaçu, na Região Sul do Tocantins, a propriedade é referência em produção de genética Nelore no país. A fazenda produz a raça Nelore com excelência em um sistema de produção extremamente desafiador. “É um bioma desafiador. Estamos em uma propriedade localizada em solo de cascalho, e conseguimos expor 100% das novilhas ao desafio de precocidade sexual e emprenha-las quase em sua totalidade entre os 12 e 16 meses de idade. Esses animais são produtivos e conseguem performar muito bem nesse bioma. Esse é case que mostramos na Rota da Pecuária”, detalha Leonardo.

A Rota da Pecuária faz parte do calendário do setor pecuarista tocantinense. Ao todo, a segunda expedição percorrerá 1.300 quilômetros, nos municípios de Miranorte, Araguaçu, Cariri, Gurupi, Peixe e Silvanópolis. Durante o evento, os produtores e técnicos visitarão seis propriedades, previamente selecionadas pela Seagro, que são destaque em gestão e manejo produtivo. 

“A Rota da Pecuária é um evento de suma importância para os pecuaristas trocarem conhecimentos e discutirem sobre o que vem dando certo quanto às diversas tecnologias e manejos trabalhados nas propriedades visitadas. É uma troca de figurinha mesmo, isso tudo visando melhoria do setor da pecuária tocantinense”, explica a gerente de Pecuária da Seagro, Mara Luce.

Sobre a propriedade do Grupo Otávio Lage, Mara Luce explica que se trata de um lugar peculiar, com índices bastante interessantes e positivos. “Praticamente extensivo, aqui vimos uma oportunidade de mostrar para os produtores que a produção de um gado selecionado, obtendo índices muito bons, com uma criação mais rústica, é possível”, assinala.

Referência

Segundo o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo, a Fazenda Bandeirantes é uma referência para o Tocantins. “Nosso objetivo principal é socializar informações, tecnologias, todo o nível tecnológico que a propriedade utiliza em prol da pecuária tocantinense”, resume.

A iniciava “Rota da Pecuária Tecnologia da Bovinocultura Tocantinense”, que passa propriedades selecionadas de 5 a 30 mil hectares, proporciona aos produtores participantes, a visualização — de maneira clara e objetiva — do que é feito, como é feito e o que pode ser feito. Essa troca, segundo José Américo, aproxima o governo dos produtores, que podem apresentar suas demandas.

“Todas as possibilidades de produção serão mostradas ao pequeno, médio e grande produtor. Aqui, no Tocantins, temos exemplos de modelo produtivos de pecuária para todos os tipos de produtores. Ano passado fomos do Bico do Papagaio à Região Central do estado e agora estamos indo até a parte Sul e Sudeste prestigiando todo o Tocantins”, assinalou o diretor da Seagro.