
Goianésia - Trabalhadores nascidos em junho já podem acessar os valores do saque-aniversário do FGTS. A modalidade, criada para permitir que o cidadão retire parte do saldo do fundo todos os anos no mês de seu aniversário, é opcional e pode ser solicitada pelo aplicativo oficial do FGTS, sem a necessidade de comparecimento a uma agência da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a Caixa, os valores ficam disponíveis por três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de nascimento do trabalhador. A quantia liberada varia conforme o saldo total da conta do FGTS. Quem optar por esse tipo de saque, no entanto, deve estar atento às regras, especialmente no caso de demissão.
O advogado Mateus Resende explica os detalhes da modalidade: “O saque-aniversário é uma opção que o trabalhador tem para retirar parte dos valores do seu fundo de garantia anualmente. Ele pode ser vantajoso, pois permite usar o valor para pagar contas ou até mesmo investir, já que o rendimento do FGTS costuma ser baixo. Porém, a principal desvantagem é que, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador perde o direito ao saque integral do saldo. Ele só poderá receber a multa rescisória de 40%, enquanto o restante continuará bloqueado, sendo liberado apenas anualmente”.
Ainda segundo Resende, a mudança de modalidade não pode ser revertida imediatamente. “Se o trabalhador se arrepender da escolha, precisa fazer uma solicitação à Caixa, mas o retorno ao saque-rescisão — que permite o saque total em caso de demissão — só ocorre dois anos após o pedido de cancelamento”.
Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador pode acessar o aplicativo FGTS, o site da Caixa Econômica Federal ou utilizar o internet banking, caso seja correntista. A recomendação é que cada cidadão avalie cuidadosamente os prós e contras antes de optar pela modalidade.