Com alta de 1,4% no primeiro trimestre de 2025, o agronegócio se destaca como principal responsável pela expansão da economia brasileira

Goianésia - O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2025, comparado com os últimos três meses de 2024. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi ainda mais expressivo: 2,9%. O PIB é o principal indicador da economia do país, refletindo a soma de todos os bens e serviços produzidos.

A economista Rebeca Palis, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta o papel crucial do agronegócio no desempenho positivo da economia: “Desse crescimento interanual de 2,9%, 25%, ou seja, um quarto, foi responsabilidade somente de uma atividade econômica que pesa 6,5% da economia brasileira: a agropecuária. Com condições climáticas favoráveis e uma expectativa de safra recorde de soja, nossa principal lavoura, o agronegócio foi decisivo para este desempenho".

Rebeca também ressaltou que o setor agropecuário não foi o único a contribuir para o resultado positivo: “Além do agronegócio, o setor de serviços, especialmente os serviços de informação e comunicação, teve um forte desempenho. Esse setor já cresceu mais de 38% desde a pandemia, com destaque para os serviços de internet e o desenvolvimento de sistemas”, detalhou.

Em valores correntes, a economia brasileira movimentou 3 trilhões de reais entre janeiro e março deste ano, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE. Esse resultado confirma que a economia brasileira segue sólida, impulsionada por setores-chave como o agropecuário e os serviços, e com um desempenho melhor do que o esperado para o início de 2025.