
Goianésia - Os preços de produtos de higiene pessoal e de limpeza em Goianésia estão subindo, trazendo preocupação para as famílias da cidade. Segundo dados do Procon, neste primeiro semestre de 2025, os produtos de higiene pessoal registraram um aumento acumulado de 4,59%, enquanto os itens de limpeza tiveram uma queda de 5,65% no mesmo período. Esse aumento nos preços tem gerado um impacto direto no orçamento doméstico.
Para o economista José Angusto, o cenário é reflexo de um processo de repasse de custos de produção ainda não totalmente ajustados: “O setor já vem alegando desde o ano passado que ele ainda está repassando custos que foram aumentados no ano passado. A gente teve uma subida muito forte de preços de derivados de petróleo e de energia elétrica, parte delas que está se revertendo agora ao longo desse ano. No entanto, o setor foi repassando esses preços desde o segundo semestre do ano passado, e isso ainda está afetando os consumidores, embora a inflação tenha cedido um pouco nos últimos meses”.
Esse aumento é sentido de forma prática pelos consumidores. A dona de casa Leni Vieira, moradora de Goianésia, relata a dificuldade de lidar com esses preços mais altos: “Pra limpar, deixar a casa limpinha e cheirosa, está ficando mais caro do que as compras de comida. Mas também, a gente não pode deixar a casa suja, né? Tá difícil, muito difícil", lamenta a dona de casa.
Apesar das dificuldades, especialistas recomendam cautela na hora das compras. A recomendação é ficar atento às promoções, comparar preços antes de decidir pela compra e, principalmente, verificar a validade dos produtos para evitar desperdícios. Em tempos de economia instável, economizar até nas compras mais simples pode fazer uma grande diferença no orçamento familiar.