Diversificação de produtos e criatividade garantem otimismo, apesar da alta nos preços

Goianésia - Com a Páscoa de 2025 se aproximando, as confeitarias de Goianésia já começaram a receber encomendas e se adaptar à realidade do mercado. A alta de quase 200% no preço do cacau nos últimos 12 meses tem levado muitos estabelecimentos a investir em opções menores e mais acessíveis.

A confeiteira Ana Paula, por exemplo, decidiu apostar em ovos de chocolate menores para oferecer alternativas que caibam no bolso de seus clientes. “Sabemos que a situação econômica está difícil para muita gente. A gente colocou esses tamanhos menores pra gente não perder a qualidade do produto, pra gente continuar trabalhando com produtos de qualidade, com chocolates de qualidade, e conseguir ter um preço bom pro cliente, " explica Ana Paula.

Diante dessa realidade, confeiteiros como Leidiane Rosa, , já estão recebendo encomendas e se preparando para a grande demanda. “Já estamos recebendo muitos pedidos, já buscando mesmo fazer encomenda, e estamos a todo vapor. Eu aposto não só na qualidade do produto, mas também no afeto que conseguimos transmitir nos ovos. Mantemos o produto fresquinho, saindo no dia, e todos os materiais feitos o mais breve possível. Então, o cliente faz a encomenda, a gente monta com carinho e entrega”, afirma Leidiane.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Amendoim e Balas (Abicab), a produção de ovos de Páscoa deve ultrapassar os 45 milhões neste ano, com uma variedade ainda maior de produtos. No entanto, 56,6% dos consumidores afirmam que reduzirão a quantidade de ovos de Páscoa comprados devido ao aumento dos preços, o que tem impactado a estratégia de muitos comerciantes.

Uma pesquisa da Abicab revelou que, apesar da alta nos preços, muitos consumidores ainda planejam comprar chocolates. Cerca de 52,3% dos entrevistados afirmam que sua situação financeira está estável, mas sem margem para gastos extras. Isso tem levado muitos a optar por chocolates em formatos variados, com 48,7% preferindo essas opções e 43% ainda apostando nos ovos de Páscoa.