Iniciativa visa mostrar que trabalho nas unidades escolares pode ser enriquecido

Goianésia - A Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade Goianésia, e a Secretaria Municipal de Cultura realizam nesta quinta-feira (9), no pátio da UEG Goianésia, a partir das 20h30, o lançamento de livros literários e acadêmicos. A iniciativa é uma forma de reverenciar e promover a literatura e o historicismo regional.

Dentre as narrativas, vale destacar “Histórias Contemporâneas: O Olhar Acerca do Tempo e suas Implicações no Contexto Goianesiense”. De acordo com o professor Rafael Alves, um dos organizadores do evento, a iniciativa objetiva, por meio da literatura histórica e com base no material, mostrar que o trabalho sobre as histórias e as culturas goianesienses realizado nas escolas pode ser enriquecido e aprofundado de modo significativo e transformador.

“A obra que você vai conhecer apresenta não apenas aspectos epistemológicos, religiosos, literários, educacionais, ancestralidades ou mitológicos das manifestações preexistentes no território. Mais do que isso, elas trazem modos de compreender e de se relacionar com o mundo, apresentando saberes elaborados e diversos. Historicamente, muitos dos conhecimentos oriundos de subjetividades quilombolas foram relegados somente ao aspecto religioso, especialmente por não se alinharem à ideia de ciência ocidental”, detalhou o professor Rafael Alves.

Ainda de acordo com Rafael, na maioria dos casos, os conhecimentos dessas comunidades acabaram sofrendo um “apagão”, sendo em grande parte subalternizados. Hoje, é grande o esforço de recuperação e valorização desses saberes. Assim, por meio da literatura histórica, a comunidade escolar terá contato com diferentes configurações e mosaicos da formação territorial de Goianésia-Go, reconhecendo em seus cotidianos diversos aspectos culturais que são originários de seus descendentes.