Toriyama faleceu devido a um hematoma subdural agudo, uma forma de sangramento cerebral.

Goianésia - Nesta sexta-feira (8/3), foi confirmado o falecimento do renomado mangaká Akira Toriyama, conhecido mundialmente como o criador de 'Dragon Ball'. Aos 68 anos de idade, Toriyama nos deixou na sexta-feira passada (1°/3). A triste notícia foi oficialmente anunciada por meio de uma nota publicada no site oficial de Dragon Ball. O funeral foi realizado apenas para familiares, conforme solicitado pelo autor.

Segundo a nota oficial, Toriyama faleceu devido a um hematoma subdural agudo, uma forma de sangramento cerebral. O mangaká ganhou destaque no Japão com sua obra inicial, 'Dr. Slump' (1980-1985), mas alcançou fama internacional por meio de 'Dragon Ball' e, principalmente, pelo anime 'Dragon Ball Z', que ajudou a popularizar a animação japonesa no Ocidente, despertando o interesse pelos mangás.

A nota de pesar pela morte de Toriyama destaca que o autor estava envolvido em diversos projetos inacabados, nos quais estava "entusiasticamente engajado". Além disso, informa que celebrações e homenagens serão planejadas para o futuro. "Esperamos que o mundo único da obra de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muitos anos", destaca o texto.

'Dragon Ball', o mangá original, foi publicado em 42 volumes entre 1984 e 1995. A história acompanha as aventuras de Goku, um menino com rabo de macaco, em busca das 7 Esferas do Dragão. A adaptação para anime da primeira parte do mangá foi exibida de 1986 a 1989, enquanto 'Dragon Ball Z', a segunda parte, estreou em 1989 e conquistou fãs ao redor do mundo.

Além de 'Dragon Ball', Toriyama também deixou sua marca em outros grandes projetos, como o design de personagens, cenários, monstros e objetos dos videogames da série 'Dragon Quest', da Square Enix.

Apesar da triste notícia, os fãs ainda poderão desfrutar de uma nova adaptação de Toriyama: 'Sand Land', lançado em 2000, estará disponível como um videogame a partir do próximo dia 24 de abril.