Grupo de percussão ainda oferecerá oficina gratuita aberta à comunidade no dia 27 de agosto

Goianésia – O Grupo Vida Seca se apresenta no Teatro do IFG, em Goiânia, às 20 horas nos dias 18 e 19 de agosto. Nesses shows, o grupo apresentará ao público dois novos instrumentos, resultado de residência artística com o mestre-luthier Márcio Vieira: a comarimba e o microxilo. No dia 27 de agosto o grupo oferecerá uma oficina de iniciação musical com instrumentos de materiais reutilizados, que culminará num bloco de percussão.

A oficina será às 17 horas na Praça Universitária, aberta ao público e não necessita de inscrição. A entrada dos shows e participação na oficina são gratuitas e o projeto conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

Essas atividades fazem parte do ProvocaSom, projeto de manutenção do grupo. Com o ProvocaSom, Vida Seca tem como objetivo aprimorar seu próprio trabalho de pesquisa musical e criação de instrumentos a partir de materiais descartados e ampliar o acesso do público a esse universo.

A programação teve início em julho com uma oficina de construção de instrumentos conduzida pelo artista mestre em lutheria Márcio Vieira, em Pirenópolis. No mesmo mês, Vida Seca imergiu numa formação com o luthier para aprimorar os conhecimentos sobre construção de instrumentos. Em setembro, a partilha segue com o lançamento de uma cartilha com a metodologia e instrumentos utilizados pelo grupo.

O grupo

O grupo Vida Seca desenvolve desde 2004 um trabalho pioneiro em Goiás em que pesquisa e cria instrumentos com materiais descartados e alternativos. Com os integrantes Danilo Rosolem, Igor Zargov, Ricardo Roqueto e Thiago Verano, latas de tinta, de óleo lubrificante e pedaços de calha para fiação elétrica se tornam uma bateria, ou melhor, uma sucateria. Teclas de porcelanato se tornam uma marimba, ou um porcelanotofone. Mangueiras e funis se transformam em um instrumento de sopro.

Trata-se de uma longa trajetória de pesquisa em luthieria contemporânea em que o grupo construiu e criou diversos instrumentos, partindo de ideias originais ou de pesquisas de trabalhos já existentes, montando um acervo instrumental único no estado. Este trabalho resultou num acervo instrumental diferenciado e de sonoridade particular, com o qual criou um repertório de música autoral influenciada por musicalidades experimentais e populares.

Serviço: Projeto ProvocaSOM - Shows com Vida Seca

Datas: 18 e 19 de agosto

Horário: 20 horas

Local: Teatro do IFG, Rua 75, Centro, Goiânia

Entrada: gratuita


Oficina com instrumentos de materiais reutilizados e formação de bloco de percussão

Data: 27 de agosto

Horário: 17 horas

Local: Praça Universitária

Gratuita