Filme será exibido em Cavalcante com programação cultural nesta sexta (01/07)

Goianésia – O documentário “Marta Kalunga” estreia nesta sexta (01/07), às 19 horas, em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros. Dirigido por Lucinete Morais, Marta Kalunga e Thaynara Rezende, o média-metragem foi realizado com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. Com abertura de exposição do artista Tainam Malta, apresentação de sussa kalunga e show da cantora Sistah Dani e da DJ Kaju, o evento inaugura a Casa Memória da Mulher Kalunga e dá início à campanha de financiamento coletivo para reforma e manutenção do novo espaço cultural.

“Marta Kalunga” é uma narrativa etnobiográfica em que a protagonista é também diretora e roteirista da obra audiovisual. O filme propõe um encontro com a história de muitas mulheres quilombolas kalungas. O Vão de Almas é uma das áreas habitadas de Cerrado mais preservado da Chapada dos Veadeiros. Ali a eletricidade só chegou em 2017 e existem poucos indícios visíveis da intrusão tecnológica neste território. Marta Kalunga nasceu neste lugar, em comunidade originalmente formada por negros que se organizaram em quilombos, no nordeste do Estado de Goiás.

As famílias que vivem no Vão de Almas, assim como no Vão do Moleque, mantêm seu modo de vida tradicional, suas crenças e religião, suas formas de falar e agir, preservam seus saberes e fazeres. Em 1991, toda a área ocupada por esta comunidade foi reconhecida pelo Estado de Goiás como sítio histórico que abriga o patrimônio cultural Kalunga.

Memória e geração de renda

A casa de Marta é também o Hostel Kalunga, lugar de acolhimento do povo Kalunga, em Cavalcante. Impactada pela pandemia, ela então concebeu esse espaço como um centro cultural, dedicado à memória, resgate e valorização da sabedoria de suas ancestrais. Uma das primeiras providências para isso foi a construção de uma palhoça kalunga para iniciar os trabalhos com tecelagem.

A inauguração oficial da Casa Memória da Mulher Kalunga está marcada para a sexta-feira (1/7), a partir das 19 horas, com programação cultural que inclui o lançamento do filme “Marta Kalunga”, além de exposição de arte, apresentação de dança (sussa) e shows musicais. Veja abaixo a programação completa.

Neste mesmo dia, se inicia a campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para arrecadação de recursos financeiros destinados à adequação do espaço físico do hostel que está se tornando um centro cultural. A Casa Memória da Mulher Kalunga pretende realizar oficinas e cursos, intercâmbios culturais e eventos, além de instalar um pequeno empório para a comercialização de produtos como a tradicional paçoca kalunga, entre outros. As doações poderão ser feitas pelo site do Catarse: www.catarse.me/casa_memoria_da_mulher_kalunga

Programação: Inauguração da Casa Memória da Mulher Calunga (Rua José Paulino da Silva ou Rua da palha, Qd. 26, Lt. 214, Centro, Cavalcante/GO)


19h – Abertura da Exposição Áfricas e Quilombos do artista Tainam Malta

20h- Exibição do Clipe Mulher Preta de Sistah Dani

20h30 - Estreia do filme “Marta Kalunga”

21h – Roda de conversa com as artistas Tainam Malta, Sistah Dani, Marta Kalunga, com mediação da DJ Kaju

21h30 – Apresentação de Sussa Kalunga

22h – Show com Sistah Dani e DJ Kaju