Dentre as ações de preservação da Romaria, está a produção de um manual (e-book) sobre o modo de fazer do Carro de Boi

Goiânia – Muito além de um desfile, a Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade é uma demonstração de fé e peregrinação realizada por homens e mulheres do campo em deferência, agradecimento e louvor ao Divino Pai Eterno. A tradição, com início aproximadamente na década de 1930, é um dos principais rituais da Festa.

Reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2016 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Romaria de Carros de Bois terá seu Plano de Salvaguarda lançado em evento online nesta terça-feira, 17, às 18h30, pela superintendência do Iphan-GO. Resultado de articulações entre carreiros, Prefeitura de Trindade, Governo do Estado de Goiás e Iphan, o Plano traz ações de preservação e manutenção da manifestação cultural, definidas durante encontros virtuais e que serão colocadas em prática a curto, médio e longo prazos.

Dentre as ações de preservação da Romaria, está a produção de um manual (e-book) sobre o modo de fazer do Carro de Boi, publicação Iphan em desenvolvimento pelo Iphan. Além disso, está prevista a realização de um documentário sobre o amansamento dos bois que vão para a Romaria.

O lançamento do Plano contará com a participação de detentores e representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e entidades representativas. Durante o evento, será disponibilizada as versões on-line e impressa, distribuídas aos detentores durante a Romaria.

“Mais que um instrumento de apoio e fomento, o Plano de Salvaguarda vai auxiliar na preservação e divulgação do bem cultural e na valorização dos detentores. É, de fato, não deixar que os valores culturais atribuídos à Romaria de Carros de Bois se percam com o tempo”, destaca o superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral.