Evento ocorre entre 24 de março e 3 de abril

Goianésia – O Festival Leitura & Resistência é uma ação de estímulo à leitura e à formação de leitores e escritores. Em sua segunda edição, a NegaLilu Editora e a Casa da Cultura Digital promovem 11 atividades on-line gratuitas e acessibilizadas para pessoas com deficiência, entre 24 de março e 3 de abril. O projeto financiado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secult Goiás, conta com o envolvimento de coletivos para a condução de slam, sarau e da ação em rede #povoqueescreve, que vai resultar em publicação.

As inscrições para oficinas, minicursos e bate-papos, que integram a programação do Festival Leitura & Resistência já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.negalilu.com.br . “A programação está fortemente baseada em formação e qualificação, buscando aprofundamentos”, reflete a professora e escritora Micheline Lage que coordena o festival, ao lado da escritora e editora Larissa Mundim.

A quinta edição da Pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” é o assunto abre-alas do festival, em 24/3 (quinta), às 19h, com transmissão pelos canais da NegaLilu (Youtube e Facebook). O debate conta com a participação da coordenadora da pesquisa, Zoara Failla (Instituto Pró-Livro) e com o pesquisador da Unesp, João Luís Ceccantini. Para as coordenadoras do evento, esta será uma oportunidade de discussão mais focada nos dados que apresentam a Região Centro-Oeste em último lugar no ranking de leitura no Brasil.

Três coletivos foram convidados pela NegaLilu Editora e pela Casa da Cultura Digital para a condução de atividades difusoras do livro, da leitura, da escrita, da literatura e da biblioteca pública. Com a coordenação de Carol Schmid, haverá edição especial do Sarau das Minas GO, no dia 26/3. Também especialmente para o festival, o Goiânia Clandestina vai conduzir, no dia 3/4, mais um Slam Clandestino, com premiação para poetas vencedores da disputa. O Coletivo e/ou de novas escritoras e escritores publicados na Coleção e/ou aceitou o desafio de realizar a ação em rede #povoqueescreve, inspirada na intervenção urbana #povoquelê, vigília de 24 horas de leitura ocorrida no Centro de Goiânia, durante a primeira edição do Festival Leitura & Resistência.

Confira a programação completa e faça sua inscrição em www.negalilu.com.br