Goianésia - Com a chegada de janeiro, muitos pais em Goianésia já se antecipam às compras dos materiais escolares para o início do ano letivo, que em Goiás começa no próximo dia 20. Para alguns, como Daniela Damásio, mãe de dois filhos, a rotina de compras é uma tarefa planejada. "Sempre faço questão de escolher produtos de qualidade, mesmo que isso signifique um custo um pouco mais alto. Sei que a durabilidade e a qualidade fazem diferença no dia a dia dos meus filhos, e isso faz com que eu não compre apenas pelo preço", afirma Daniela, que já garantiu todos os itens necessários para o retorno às aulas.
A demanda por material escolar é um dos períodos de maior movimentação para as papelarias de Goianésia. Na loja de Milton José, o proprietário se prepara para um aumento de cerca de 20% nas vendas. "A expectativa é sempre positiva nesta época. Temos uma variedade de produtos, com preços acessíveis, mas sempre procuramos garantir que a qualidade também seja um fator relevante para os nossos clientes", comenta Milton.
Com o crescimento nas vendas, também surgem as preocupações sobre a procedência e segurança dos produtos. A analista do Inmetro, Petra Sabá, orienta os consumidores a ficarem atentos na hora de adquirir os materiais. "É fundamental verificar se o produto possui o selo de certificação do Inmetro, especialmente no caso de itens como mochilas, estojos e outros acessórios. Esse selo garante que o produto foi testado e aprovado dentro dos padrões de segurança estabelecidos pelo Instituto", destaca Petra.
Apesar da variedade de produtos vendidos a granel nas papelarias, a analista explica que o selo de certificação pode não estar presente diretamente em todos os itens, mas a embalagem sempre deve ser acessível para consulta. "O consumidor tem o direito de conferir as especificações no rótulo, o que inclui a origem, as recomendações de uso e as informações sobre a certificação. Além disso, é importante pedir a nota fiscal, que é a garantia de que o produto tem origem legítima e facilita eventuais trocas caso haja defeitos", complementa Petra.