Goianésia - O fim do ano se aproxima e, com ele, um período de celebrações e festas, mas também um momento de reflexão sobre uma causa muito importante: o abandono de animais. A campanha “Dezembro Verde” tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados necessários com os animais e o grave problema do abandono. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 30 milhões de animais vivem abandonados nas ruas do Brasil, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros.
O abandono de animais é uma situação que gera traumas profundos nos pets, e em muitos casos, eles necessitam de cuidados veterinários para se recuperar física e emocionalmente. Luana Borboleta, especialista no tema e defensora dos direitos dos animais, explica que a crise econômica das famílias é um fator decisivo para o aumento do abandono e para a diminuição das adoções. “Com a instabilidade financeira, muitas famílias enfrentam dificuldades para manter os cuidados básicos dos seus pets. Infelizmente, são os animais que pagam o preço de escolhas que deveriam ser responsabilidade de seus tutores”, afirma Luana.
A especialista destaca que uma grande diferença social é observada na posse de animais. “Na classe média baixa, é comum encontrar famílias que têm vários animais, muitas vezes adotados e cuidados com grande carinho, mas que vivem em condições precárias. Por outro lado, famílias da classe média alta costumam ter, em média, um ou dois animais, que recebem cuidados mais especializados e, frequentemente, moram em ambientes com melhores condições”, analisa Luana.
O impacto do abandono de animais vai além do sofrimento dos próprios animais. Luana alerta para as consequências que isso pode trazer para a sociedade como um todo: “O abandono em massa contribui para o crescimento da população de animais de rua, o que gera um ciclo de doenças, fome e violência. A saúde pública é afetada de forma direta, pois os animais podem transmitir zoonoses, doenças que afetam humanos, como a raiva, leishmaniose e verminoses.”
É importante lembrar que abandonar ou maltratar um animal é crime, previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Desde 2020, com a sanção da Lei nº 14.064, as penas para quem cometer esse crime foram aumentadas e podem chegar a até cinco anos de detenção.