Goianésia - Neste ano, a Black Friday traz uma grande novidade para o comércio: a coincidência da data promocional com o pagamento da primeira parcela (ou parcela única) do 13º salário. Segundo um levantamento, cerca de 70% dos consumidores planejam utilizar esse valor extra para aproveitar as ofertas especiais, o que deve aquecer as vendas no comércio local. Entre os itens mais procurados estão eletroportáteis, eletrodomésticos e TVs.
Em Goianésia, a expectativa para o impacto das promoções é positiva. Eliezer Henrique, gerente executivo da CDL Goianésia, explica a necessidade de utilizar estratégias de vendas e da divulgação nas redes sociais para potencializar o aumento nas vendas. “Esperamos que essa época seja de alavancar as vendas. É importante que as lojas aproveitem o momento e se adaptem, utilizando as redes sociais a seu favor. Muitas pessoas já aproveitam os descontos para comprar os presentes de Natal”, ressalta Eliezer.
Em todo o estado de Goiás, a previsão é de que mais de 11 bilhões de reais sejam movimentados no comércio nesta sexta-feira, de acordo com o Sindilojas. Esse número reflete o impacto combinado do 13º salário e das promoções da Black Friday, e mostra que, para as marcas que souberem se adaptar às expectativas dos consumidores, esse pode ser um momento estratégico para gerar fidelização e crescimento a longo prazo.
Para atrair os consumidores, as lojas de Goianésia estão se preparando com várias opções de pagamento e descontos. Francisca Ribeiro, gerente de uma loja na cidade, explica que as estratégias de parcelamento têm sido fundamentais para estimular as vendas. “Os descontos já estão bem expostos na loja e oferecemos pagamentos em até 10x. Isso ajuda muito nas vendas, pois facilita a compra dos produtos desejados”, afirma Francisca.
Porém, ainda há uma parcela considerável de consumidores que está indecisa sobre quanto gastar durante as promoções. De acordo com a pesquisa, 28% dos consumidores não sabem exatamente o valor que irão investir nas compras. Isso reforça a importância de as marcas atraírem essa parte do público com ofertas e estratégias que despertem o desejo de compra.