Provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro

Goianésia - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Com isso, já é possível conferir o cronograma e as regras desta edição. O período de inscrições será de 27 de maio a 7 de junho. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.

O professor goianesiense, Carlos Ambrósio, destaca a importância do exame e pontua que é preciso se preparar o quanto antes. "Faça o Enem, existe muitas faculdades que já aboliram os vestibulares, e pedem somente a nota do Enem para ingressarem nela. Além disso, ainda existe o mecanismo Prouni, Sisu e Fies que precisam da nota do Enem".

A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 12 de junho. Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

O estudante goianesiense Luan Alves diz que está a todo vapor com os estudos e que pretende tirar uma boa nota no exame deste ano. "São muitos conteúdos, as revisões são importantíssimas e com expectativa é sempre a melhor de conseguir o objetivo e realizar esse sonho de ingressar no ensino superior", detalhou Luan Alves.

O Enem, assim como outros exames aplicados pelo Inep, terá uma série de novidades no que diz respeito à identificação dos participantes. O objetivo é ampliar a segurança nas aplicações dos certames. Documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital já são aceitos (desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais). Nesta edição de 2024, o Inep incluiu a Carteira de Identidade Nacional na lista.