Durante a operação, três consumidores procuraram o local em busca de informações, pois estavam há dias sem conseguir contato com os vendedores

Goianésia - Uma operação conjunta entre o Procon Goiás e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) resultou na interdição de mais uma empresa que operava o conhecido esquema de "falso financiamento". O estabelecimento, localizado na Vila Abajá, em Goiânia, é o 31º desse ramo a ser interditado pelo Procon Goiás desde abril do ano passado.

A empresa atuava de maneira semelhante às demais interditadas. Atraía consumidores por meio de anúncios de venda de veículos na internet, em sites de marketplace ou redes sociais, prometendo a entrega do bem em poucos dias.

No entanto, o consumidor, ao pagar um valor como entrada de um financiamento, não recebia o veículo. Após aguardar por dias e não obter o carro ou moto, descobria que havia assinado um contrato de consultoria ou assessoria financeira, caracterizando o golpe do falso financiamento. Em muitos casos, mesmo após reclamações, a devolução dos valores pagos não ocorria, deixando o consumidor sem o bem e sem o dinheiro da entrada.

Durante a operação, três consumidores procuraram o local em busca de informações, pois estavam há dias sem conseguir contato com os vendedores. Outros dois consumidores foram até a loja para fechar contrato e entregar o dinheiro da suposta entrada, mas se depararam com a ação do Procon Goiás e da Decon.

Por violar normas de transparência com os clientes, incluir cláusulas contratuais abusivas e praticar propaganda enganosa, a empresa foi interditada, autuada e terá 20 dias para apresentar defesa. A Polícia Civil recolheu documentos, aparelhos telefônicos e registros de conversas entre vendedores e consumidores, dando continuidade à investigação criminal.

Os consumidores que desejam realizar denúncias podem entrar em contato com o Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201.7124 (interior), ou por meio da plataforma Procon Web.