Estado registrou mais de 3 milhões somente em 2024.

Goianésia - Você sabia que o Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo? Com a ocorrência de 70 a 80 milhões de descargas elétricas por ano, sua localização geográfica tem grande influência para esses números. Em Goiás, a incidência de raios aumentou mais de 300% somente no ano passado e, em 2024, já registrou mais de 3 milhões até o momento, segundo um estudo realizado pela Equatorial Goiás. Niquelândia e Rio Verde são as cidades com maior incidência.

Ao contrário do ditado, os raios podem cair duas vezes ou mais no mesmo lugar. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, por exemplo, recebe em média seis descargas elétricas por ano.

O Climatologista e diretor do Instituto de Física da UFG, Lauro June, detalha que é primordial evitar ficar próximos a árvores, lugares abertos, espelhos e celulares ligados a tomadas.

Os raios são descargas elétricas que conectam as nuvens de tempestade, presentes na atmosfera, ao solo. Podem percorrer distâncias de até 5km (em média) e possuem uma intensidade de 30 mil Ampères, o que equivale a cerca de 1,5 mil tomadas dessas que temos em casa.

O goianesiense Leandro Borges é uma das pessoas que já sentiu na pele a descarga elétrica de um raio. Ele conta que sofreu um acidente enquanto estava trabalhando na zona rural de Goianésia durante um dia bem chuvoso. “Estava na roça com um amigo do trabalho, o raio atingiu um fio a metros de distância da gente, mas mesmo assim sentimos a pancada. Além de machucar a gente e cortar nossas mãos, alguns bois que estavam próximos também ficaram caídos por um tempo com a língua enrolada”, detalhou Leandro.