Praça Laurentino Martins será palco de caminhada da inclusão.

Goianésia - Criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018, o Dia Mundial e o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo são celebrados hoje, 2 de abril.

Em Goianésia, a atual gestão realiza diversas políticas públicas em prol da comunidade e, hoje, promoverá ações celebrando esta data tão importante. O Fatorama recebeu Eloá Menezes, Primeira-dama e Secretária de Promoção Social; Taiza Andrade, Secretária da Mulher, Família e Direitos Humanos; e Carol Cardoso, Coordenadora do Centro Multiprofissional Especializado na Inclusão (CEMESPI).

De acordo com Eloá Menezes, o CEMESPI já é uma referência e coloca Goianésia à frente de muitas cidades no atendimento não somente de autistas, mas também de pessoas com síndrome de Down. Atualmente, 80 crianças são atendidas.

“Desde que o prefeito Leonardo Menezes assumiu, vimos que precisávamos inserir projetos no âmbito da inclusão. Hoje, no CEMESPI, realizamos terapias necessárias para que eles se desenvolvam, como equoterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, entre outras ações. Temos uma mãe que veio de Brasília por causa do CEMESPI. Segundo ela, lá não tem nada parecido com o atendimento que as profissionais realizam aqui, e isso é algo gratificante de ouvir”, apontou Eloá Menezes.

Já Carol Cardoso enfatizou que o trabalho dela e de sua equipe é levar para as crianças ensinamentos de maneira diferenciada que as incentivem no âmbito do desenvolvimento. Ainda segundo a coordenadora do CEMESPI, realiza-se terapia por meio da musicalização que trabalha a parte da fala, coordenação motora e timidez. “É uma forma de terapia que eles acham que estão brincando e se divertindo, entretanto, estão trabalhando e desenvolvendo-se de inúmeras formas”.

Taiza Andrade, Secretária da Mulher, Família e Direitos Humanos, fez questão de convidar a comunidade para participarem das atividades que serão realizadas hoje. “Temos sessões de cinema no Mobi Cine hoje, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura exclusiva para os autistas e seus pais no período vespertino. Em seguida, uma caminhada pela Avenida Goiás até o ponto de encontro na Praça Laurentino Martins, por volta das 17:30. O intuito é mostrar que autistas e não autistas não só podem, como devem caminhar juntos, já que somos todos iguais”.