Ministério da Saúde atrasou pedido devido alta demanda em todo o país

Goianésia - Com o aumento dos casos de Covid-19 em Goiás, a disponibilidade de testes rápidos na rede pública tem se tornado uma preocupação em Goianésia. Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde informou que até na semana seguinte, chegará mais de 4 mil testes de Covid-19, a expectativa é que a capacidade de testagem seja ampliada em Goianésia.

Nas últimas semanas, a falta desses testes tem sido um obstáculo para quem busca a testagem na cidade.
em comunicado oficial, a Secretaria Municipal de Saúde explicou que a escassez de testes se deve a problemas no repasse dos "Testes Covid AG" pelo Ministério da Saúde/SES-GO aos municípios. Diante dessa situação, a SMS optou por realizar uma compra emergencial de "Testes Covid Ag", e o fornecedor selecionado foi a empresa Wama, sediada em São Paulo.

A autorização de fornecimento foi enviada ao fornecedor em 16 de fevereiro. No entanto, devido à alta demanda por testes no país, o fabricante solicitou uma prorrogação no prazo para faturamento e entrega. Diante desse cenário, a previsão é que o faturamento ocorra nesta semana, seguido pela entrega na semana seguinte.

Dionisio Alves, morador de Goianésia, ressalta a importância da disponibilidade de testes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "A falta desses testes afeta diretamente os cidadãos. Esperamos que o Ministério da Saúde resolva essa situação o mais rápido possível".