Prejuízo pode ultrapassar R$ 250 milhões

Goianésia - Uma operação contra sonegação de impostos em contratos com prefeituras resultou na prisão de cinco pessoas nesta terça-feira (27), enquanto outras duas estão foragidas, de acordo com informações da Polícia Civil. A ação, conduzida pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), revelou que o valor sonegado pode chegar a mais de R$ 250 milhões.

Segundo o delegado Alexandre Alvim, as investigações apontam para empresas do ramo de iluminação que comercializam fiação, lâmpadas e luminárias, além de prestarem serviços para prefeituras, especialmente relacionados à iluminação pública. As prisões ocorreram em Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia, e a polícia suspeita que o grupo esteja atuando desde 2013, quando foi alvo de uma operação do Ministério Público.

O delegado ressaltou que as empresas investigadas participam de licitações em todo o país e são parte de um grupo empresarial familiar, onde funcionários são utilizados como "laranjas". Considerando que um dos suspeitos é advogado, a polícia solicitou o auxílio da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) para acompanhar as ações de busca e apreensão, incluindo a prisão, porém, o advogado não foi localizado até o momento.

A fraude, identificada pela Gerência de Inteligência Fiscal após quatro meses de investigação, resultou no bloqueio de contas, veículos e imóveis do grupo empresarial. A polícia continua em busca dos dois suspeitos foragidos, enquanto os trabalhos investigativos prosseguem para elucidar completamente o caso.