Número de acidentes aumentaram significativamente nos últimos anos

Goianésia - Com mais de 240 milhões de unidades em circulação no Brasil, os aparelhos celulares se tornaram inseparáveis do cotidiano dos brasileiros. No entanto, seu uso associado à direção tem se mostrado um sério problema, contribuindo diretamente para o aumento do número de acidentes no trânsito e preocupando especialistas em segurança viária. Segundo Flávio Emir, diretor técnico da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, manusear o celular enquanto se dirige afeta significativamente a mobilidade cognitiva do motorista.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o uso do celular como um dos principais fatores de risco à segurança viária, superando até mesmo o sono e a fadiga. Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) revelou que o uso do celular ao volante pode ser equivalente a dirigir sob o efeito de três a quatro doses de álcool.

Guilherme Alves, residente de Goianésia, destaca que é comum observar muitos motoristas cometendo essa prática no trânsito local, o que coloca em risco a segurança de todos os envolvidos."Aqui na cidade isso virou algo comum, infelizmente. Tanto de carro como de moto muitos usam o celular enquanto dirigem", apontou o rapaz.

Diante dessas evidências, a própria Organização Mundial de Saúde classifica o uso do celular como um dos principais fatores a serem combatidos para promover um trânsito mais seguro e responsável.